Por Voldiana L. Pozzebon Schneider – CREFITO 80155/F

A Fisioterapia tem papel fundamental na recuperação dos pacientes que passam por uma cirurgia cardíaca. No entanto, pouco se fala sobre a importância da Fisioterapia no pré-operatório. Afinal, por que é importante consultar com o fisioterapeuta antes da cirurgia?

Consulta com a Fisioterapia no Pré-operatório

A avaliação da Fisioterapia no pré-operatório de uma cirurgia cardíaca é importante para avaliar a capacidade respiratória do paciente e identificar riscos de desenvolver complicações pulmonares no pós-cirúrgico. Assim, é possível tomar ações que auxiliem na prevenção dessas complicações.

Na consulta pré-operatória com um Fisioterapeuta são avaliados fatores fundamentais para a recuperação depois da cirurgia cardíaca, como a força muscular inspiratória, a capacidade para tossir e o condicionamento físico. Cada um desses aspectos é avaliado de forma simples e rápida, através de aparelhos e testes funcionais.

A força muscular inspiratória é avaliada através do manuvacuômetro, que mede a pressão inspiratória máxima. Respirar profundamente ajuda a manter os pulmões abertos e bem ventilados, prevenindo complicações como a atelectasia, que é o fechamento de partes do pulmão.

A tosse é avaliada através do peak flow, que mede o pico de fluxo expiratório. Uma tosse eficaz é importante para manter as vias aéreas limpas, removendo a secreção. Quanto mais profunda é a respiração, mais fácil será para tossir.

A avaliação do condicionamento físico se dá através da observação da caminhada, que é realizada em um tempo curto e no ritmo tolerado.

Como a consulta prévia auxilia no pós-operatório?

Após a avaliação da capacidade respiratória, o Fisioterapeuta terá condições de analisar o risco do paciente em relação ao desenvolvimento de eventuais complicações pulmonares. Uma vez identificado risco elevado ou moderado, o Fisioterapeuta poderá orientar quanto à realização de exercícios respiratórios antes da cirurgia, melhorando a capacidade pulmonar do paciente. Assim, é possível prevenir complicações e contribuir com uma melhor recuperação.

Conhecer o paciente antes da cirurgia ajuda a planejar a recuperação pós-operatória, evitando complicações pulmonares. Dessa forma, a atuação da Fisioterapia no pré-operatório, na avaliação e na orientação do paciente, auxiliam a reduzir o tempo de internação hospitalar.

Em geral, os serviços de cirurgia cardíaca já contam com o suporte de uma equipe de Fisioterapeutas especializados neste tipo de procedimento. Nos centros mais modernos, a avaliação da Fisioterapia no pré-operatório faz parte da conduta de acolhimento dos pacientes, um acompanhamento que segue também depois da cirurgia.

*Voldiana L. Pozzebon Schneider (CREFITO 80155/F) é Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual de Santa Catarina, especialista em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR, Pós graduada em Geriatria e Gerontoligia pelo CBES e sócia da Fisiocárdio, empresa responsável pelo serviço de Fisioterapia do Hospital SOS Cárdio.

Para saber quais são as principais orientações sobre cirurgias cardíacas, faça o download da nossa cartilha Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca:

Fisioterapia no pré-operatório

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.