O que é o exercício cardiovascular? – *Por João Paulo Montrose Marques – Educador Físico – Cref 016874-G/SC

Atualmente, encontramos uma população sedentária, de muitas pessoas com sobrepeso e que sofrem com doenças decorrentes de hábitos não saudáveis de vida. Na mídia, muito vem sendo falado sobre os benefícios do exercício cardiovascular para a saúde. Aqui no blog, já falamos sobre o papel da prática de atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas, afinal, o que é o exercício cardiovascular e como ele auxilia na prevenção de doenças do coração?

Nas academias, vemos modalidades em evidência: a musculação, o aeróbico ou “cardio”, seja ele na esteira, aulas de bike e o famoso treinamento funcional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é serem realizados exercícios aeróbicos de intensidade moderada de, no mínimo, 150 minutos por semana – ou 75 minutos com intensidade vigorosa. Para alcançar benefícios adicionais à saúde, esses números são dobrados. Vale lembrar que se trata apenas de uma indicação.

Para colocar em prática a realização de exercícios físicos, devem ser levados em conta diversos fatores, tais como: quantas horas essa pessoa fica inativa, histórico familiar de doenças, histórico de hábitos de vida, dentre outros. De modo geral, o ideal é se movimentar todos os dias, tanto fazendo exercícios de força quanto cardiovasculares.

Afinal, o que é o exercício cardiovascular?

O que é exatamente o exercício cardiovascular ou Cardio?  Em termos práticos, pode-se dizer que qualquer exercício físico pode ser considerado um exercício “cardio”. Afinal, todas as formas de exercício demandam energia do sistema cardiovascular.  No entanto, tecnicamente, a indústria de fitness geralmente descreve como exercício cardiovascular aquele que aumenta a demanda de oxigênio para os músculos durante um longo período de tempo. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) descreve o exercício cardio como “exercício que usa grandes grupos musculares e é feito por 30 – 60 minutos.”

No entanto, para começar a obter os benefícios dos exercícios físicos, basta se movimentar. O corpo humano é uma máquina incrível, capaz de se adaptar a diferentes estresses. Os esforços e resultados vão depender do seu objetivo. O importante é manter o corpo em movimento e, preferivelmente, com o acompanhamento de um educador físico para lhe dar as orientações adequadas.

Hoje em dia, o treinamento funcional atinge um maior público comparado a outras modalidades. Pois além de estimular a parte aeróbica do indivíduo, ele também atende as necessidades e as funções dos músculos. Ou seja, um trabalho completo para quem procura maior qualidade de vida!

Exercícios Cardiovasculares x Gasto Calórico

Confira abaixo, uma lista de modalidades de exercícios físicos e o correspondente gasto calórico de cada uma delas. A partir desses dados, podemos concluir que para o melhor funcionamento do corpo, temos que nos movimentar e encontrar algo que nos dê prazer!

exercicio-cardiovascular-gasto-calorico

Exercício Cardiovascular x Gasto Calórico – Fonte de dados: (Kenny, Wilmore e Costill, 2011)

Bons treinos!

* João Paulo Montrose Marques (Educador Físico – Cref 016874-G/SC) é um profissional Graduado em Educação Física, com certificações em Avaliação Física Funcional – FMS, Avaliação Física Avançada do Movimento e Treinamento Funcional e Pós-Graduando em Cinesiologia e Biomecânica. Em sua atuação profissional como Personal trainer, tem como objetivo a melhora da função do corpo humano.

Referência de dados de pesquisa: (ACSM – American College of Sports Medicine)

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.