Orientações sobre Cirurgias Cardíacas - UTI

Orientações sobre o Pós-operatório na UTI

 

Após a cirurgia cardíaca, você seguirá para a Unidade de Terapia Intensiva. Confira as orientações sobre este momento:

 

Chegada à UTI

Ao término da cirurgia, você será encaminhado para a UTI – Unidade de Terapia Intensiva, onde permanecerá por, pelo menos, dois dias.

Você irá para a UTI ainda dormindo, sob efeito da anestesia. Seu despertar da cirurgia cardíaca começará algumas horas depois.

Na UTI, os pacientes ficam em seus leitos cobertos por um lençol e sem roupa, para facilitar o atendimento no caso de necessidade de alguma intervenção de urgência.

Durante a sua permanência na UTI, é fundamental que você colabore ao máximo com tudo o que lhe for solicitado pela equipe multiprofissional que o assiste.

 

Tubo Respiratório

Esta é uma importante informação sobre o pós-operatório na UTI. Ao acordar, você estará com um equipamento em sua boca, um tubo, que estará auxiliando sua respiração. Ele não causará dor alguma, apenas uma sensação de incômodo, mas impossibilitará você de falar por um período. Apesar disso, não se preocupe, pois a equipe da UTI é treinada para lhe auxiliar caso necessite de algo. Procure manter-se calmo e relaxado. Assim que estiver bem acordado e respirando sozinho, este equipamento será retirado.

Após a retirada do tubo respiratório, é comum a sensação de sede e de boca seca. A equipe da UTI irá lhe oferecer água em pequenas quantidades.

Você notará também que os seus braços podem estar com movimentos limitados. Essa ação é para evitar que você desconecte algum aparelho enquanto ainda não estiver bem desperto.

 

Dor e Medicação

Durante o pós-operatório na UTI, você será continuamente medicado para dor e, por esse motivo, a sensação de dor no pós-operatório não é significativa. Porém, se sentir algum desconforto, comunique a enfermagem, pois o médico da UTI poderá lhe dar medicação suplementar.

 

Alimentação

Após 6 a 8 horas da retirada do tubo respiratório, você poderá ingerir alimentos em forma líquida. No primeiro dia após a sua cirurgia,  ainda no pós-operatório na UTI, você já poderá ingerir alimentos sólidos.

 

Drenos

Até o segundo dia após a sua cirurgia, você permanecerá com alguns drenos no seu tórax. São como tubos e são utilizados para drenar fluidos e sangue que se acumulam na cavidade torácica após a cirurgia. A presença destes tubos pode trazer algum desconforto. Porém, após sua retirada, este desconforto desaparece totalmente.

 

Marcapasso Provisório

Você irá observar também a presença de dois fios saindo do seu tórax. São eletrodos de um marcapasso provisório, caso seu coração necessite. Isso é temporário. Estes fios serão retirados no quarto, normalmente no quinto dia após a cirurgia.

 

Sonda

Uma sonda na sua uretra servirá para controlar sua diurese. Enquanto você estiver com a sonda, poderá sentir uma sensação de desejo de urinar. Esta sensação é normal, não se preocupe, pois toda urina estará saindo pela sonda.

 

Fisioterapia

Você receberá a visita de um Fisioterapeuta algumas vezes ao dia, já no pós-operatório na UTI. Nestas sessões, você será incentivado a tossir. Não tenha receio, pois a tosse não interfere na cicatrização da ferida operatória. Você pode abraçar um travesseiro ou almofada junto ao peito para lhe ajudar.

 

Feridas Operatórias

Ao acordar, no pós-operatório na UTI, você também poderá observar a presença das feridas operatórias. Normalmente, essas feridas operatórias estão situadas nos seguintes locais:

  1. No tórax, chamada de incisão mediana, por onde a cirurgia é realizada;
  2. Nas pernas, nos casos de cirurgia de coronária com retirada de veia safena para a realização das pontes;
  3. No braço, nos casos de cirurgia de coronária com retirada da artéria radial para a realização das pontes;
  4. Na virilha, quando há necessidade de uma pequena incisão – nos casos de segunda ou terceira cirurgia.

As incisões serão amplamente explicadas pelo seu cirurgião cardiovascular na consulta pré-operatória.

 

Visitas na UTI

Enquanto você estiver na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, você receberá visitas de seus familiares nos horários informados no momento da internação. É importante salientar que, caso a equipe da UTI esteja realizando algum atendimento de emergência a um paciente, o horário de visitas poderá ser adiado ou cancelado.

Boletins médicos diários fornecerão informações sobre a sua evolução aos seus familiares. Os horários dos boletins médicos da UTI também são fornecidos pelo Hospital no momento da sua Internação.

 

Alta da UTI

A alta da UTI é dada após um mínimo de 48 horas após a cirurgia cardiovascular. Caso haja indicação médica, você poderá vir a permanecer por mais tempo.

Ao receber alta da UTI, você e seus familiares serão informados e você somente irá para o quarto com a presença de um acompanhante.

Se você tem alguma dúvida sobre as orientações sobre o pós-operatório na UTI, entre em contato conosco. Ressaltamos que as orientações aos pacientes aqui contidas não substituem as orientações prescritas pelo seu médico.

 

Leia as orientações sobre a volta para o quarto >>

 

Se você desejar ter o Manual Completo de Orientações sobre Cirurgia Cardíaca, você pode baixá-lo, clicando aqui.