Implantes de Marcapassos - Alta e Retorno para Casa

Retorno para Casa após Implante de Marcapasso

 

Depois de um implante de marcapasso, na volta para casa, é comum o surgimento de diversas dúvidas sobre quando e como retomar as atividades diárias. Aqui, você encontrará uma série de orientações que irão lhe ajudar nesse momento.

No momento da alta hospitalar, você estará com um pequeno curativo sobre a incisão do marcapasso. Esse curativo deverá permanecer apenas até o dia seguinte da sua alta.

Depois de retirado o curativo, você não deve colocar nada sobre a incisão. Evite tocá-la e, no banho, lave-a normalmente. Um cuidado importante é utilizar uma  toalha especifica para a região da incisão do marcapasso, separada da toalha que você utiliza para secar o restante do corpo.

Após a alta e retorno para casa, caso você constate algum sangramento na sua incisão, entre em contato com a Enfermeira de nosso serviço ou com o seu Cirurgião Cardiovascular.

Com o passar dos dias, a coloração roxa de seu pequeno hematoma passará para amarelo esverdeada e irá desaparecer.

 

Esclarecimentos para Dúvidas Comuns sobre Marcapassos:

A seguir, apresentamos alguns esclarecimentos das situações mais comuns que envolvem o dia-a-dia de um portador de marcapasso:

  • Uso de celular: você poderá continuar a usar seu celular sem problema algum. Apenas se recomenda que você o utilize no ouvido do lado oposto ao que tem o marcapasso.
  • Detectores de metal: os detectores de metal em bancos, aeroportos, etc. podem detectar o metal do seu gerador, mas sem prejudicar o funcionamento do marcapasso. Assim, para você não passar pela situação de ficar retido em um detector de metais, apresente sua carteira de portador de marcapasso previamente.
  • Exames de imagem: você poderá realizar exames como ecocardiograma, raio X e tomografias sem problema algum. Porém, haverá restrição para realização de ressonância magnética. Hoje, os marcapassos mais modernos permitem a realização de exames de ressonância magnética, mas os marcapassos antigos não. Caso esse exame seja solicitado a você, pergunte ao seu Cirurgião Cardiovascular se você poderá realizá-lo ou não.
  • Cirurgias: as cirurgias que demandem o uso de bisturi elétrico necessitam de uma atenção especial, pois o bisturi elétrico pode interferir no marcapasso e inibi-lo. Assim, recomenda-se que, caso você tenha programada uma cirurgia, você consulte seu Cirurgião Cardiovascular para orientação e programação de seu marcapasso. Assim, você poderá ser submetido ao procedimento cirúrgico que necessita, sem riscos.
  • Equipamentos para tonificação do corpo: alguns equipamentos como ultrassom, por exemplo, podem interferir no marcapasso. Por isso, consulte seu Cirurgião Cardiovascular sobre esta particularidade.
  • Colchão Magnético: não utilize colchão magnético, pois ele pode diminuir o tempo útil da bateria do seu marcapasso.
  • Ferramentas elétricas de uso doméstico: não há restrição quanto ao uso de máquinas domésticas. No entanto, se você receber um choque elétrico, deverá antecipar a avaliação de seu marcapasso.
  • Dirigir: você poderá voltar a dirigir quatro semanas após o implante do seu marcapasso.

Lembre-se que, mesmo após a sua alta, você pode contar com o acompanhamento de nossa equipe. Sempre que desejar, entre em contato conosco.

Ressaltamos que as orientações aqui apresentadas tem como base a prática da equipe Seu Cardio, de cirurgiões cardiovasculares. Não substituem as orientações prescritas pelo seu médico.

 

Conheça os sinais de alerta após o implante de marcapasso >>