Orientações sobre Cirurgias Cardíacas - Volta para o Quarto
Orientações sobre a Volta para o Quarto após a Cirurgia
Aqui você irá encontrar as orientações sobre a volta para o quarto depois de uma cirurgia cardíaca. Esse momento acontecerá apenas depois de você ter passado, ao menos, dois dias na UTI.
No quarto, você permanecerá internado por mais alguns dias. Uma equipe multidisciplinar estará lhe acompanhando. Essa equipe é formada pelo seu Cardiologista Clínico, pelo seu Cirurgião Cardiovascular e equipe, pelas equipes de Enfermagem e Fisioterapia.
Caso haja liberação da equipe multidisciplinar que lhe atende, procure permanecer o mínimo possível deitado durante o dia. Dê preferência à cadeira do quarto e reserve a cama para os momentos de repouso.
Não hesite em pedir ajuda para levantar ou deitar na cama e adote a posição que lhe for mais confortável para levantar ou deitar. Porém, procure dormir de barriga para cima. Isso facilita a estabilização e cicatrização do esterno (osso do peito). Esta posição deve ser mantida como predominante nos primeiros 60 dias após a sua cirurgia.
Procure movimentar-se caminhando pelo corredor do hospital. Seu fisioterapeuta lhe dirá o quanto você pode e deve caminhar.
É fundamental que você lave as mãos periodicamente e, obrigatoriamente, após ir ao banheiro. É importante também que você não toque as incisões cirúrgicas. Assim, você ajuda a prevenir o risco de infecção.
Devido ao estresse da cirurgia, você poderá ficar mais emotivo do que o habitual nos dias após o procedimento. Isso é normal, não traz prejuízo à sua recuperação e é passageiro.
Se você quiser mais orientações sobre a volta para o quarto, depois da cirurgia cardíaca, entre em contato conosco. Ressaltamos que as orientações aos pacientes aqui contidas não substituem as orientações prescritas pelo seu médico.
Conheça as orientações sobre a alta hospitalar e o retorno para casa >>
Se você desejar ter o Manual Completo de Orientações sobre Cirurgia Cardíaca impresso, você pode baixá-lo clicando aqui.