Implante de Marcapasso - Pós-Operatório
Recomendações após o Implante de Marcapasso
Aqui você encontrará nossas recomendações após o implante de marcapasso, com as informações necessárias para que você tenha uma boa recuperação.
Pós-operatório Imediato
Algumas recomendações são fundamentais no período pós-operatório de marcapasso, tanto para que você se sinta tranquilo, quanto para que você tenha uma boa evolução e possa retornar logo para casa:
- Você estará com um curativo sobre a região do corte. Esse curativo é grande, muito maior do que a incisão, e compressivo. Ele é importante para prevenir hemorragias e hematomas.
- Se você estiver com um pequeno peso colocado sobre a incisão do marcapasso, procure mantê-lo no local. O objetivo deste peso é evitar a formação de hematomas.
- Nunca coloque a mão sobre a incisão do marcapasso. Esta é uma das mais simples e importantes recomendações após o implante de marcapasso.
- Duas horas depois de ter chegado no quarto, você poderá se alimentar seguindo a dieta prescrita por seu médico.
- Na primeira noite após o implante do seu marcapasso, não realize nenhum movimento brusco com o braço do mesmo lado do implante e nem se apoie nesse braço.
- Na primeira noite após o implante do marcapasso, você poderá levanta-se, lembrando de não forçar o braço do mesmo lado onde foi realizado o implante. É importante também que você não se levante sozinho. Peça ajuda. Em determinadas situações, pode haver a necessidade de você ter que permanecer deitado na primeira noite. Caso essa situação seja necessária, a Enfermagem lhe informará sobre esta restrição temporária.
- Caso você sinta dor, o que não é comum, comunique a equipe de Enfermagem que irá providenciar medicação adequada.
Dia Seguinte ao Implante de Marcapasso
No dia seguinte ao seu implante de marcapasso, você poderá ter atividades normais, como caminhar, tomar banho, etc. Apenas evite esforço ou movimentos bruscos com o braço do mesmo lado do implante.
No primeiro dia após o implante, você realizará um Raio X e outros exames que serão solicitados pelo seu médico. Além disso, será realizada uma avaliação do seu marcapasso (neste mesmo dia ou na manhã do segundo dia após o implante). O técnico da empresa fornecedora do marcapasso realizará uma leitura do dispositivo e informará ao seu Cirurgião Cardiovascular sobre o resultado desta análise. Estando todos os seus exames e essa leitura em perfeitas condições, você receberá alta do hospital e poderá voltar para casa. Caso haja alguma alteração na análise do marcapasso, poderá ser necessária a intervenção do seu Cirurgião Cardiovascular, que realizará as alterações para o correto desempenho do dispositivo implantado.
O implante do marcapasso por si só não determina a necessidade de medicação de uso crônico. Assim, você deverá continuar com todas as medicações prescritas por seu Cardiologista Clínico.
Hematoma após Implante de Marcapasso
É comum a presença de hematomas na pele, resultantes do procedimento cirúrgico. São manchas roxas, localizadas próximo à incisão (corte) do seu marcapasso, e que podem se espalhar por parte do tórax e para o braço. Os hematomas não se constituem em uma complicação, a não ser quando se tornam volumosos, com grande acúmulo de sangue em volta do gerador do marcapasso. Nestes casos, pode haver a necessidade de drenagem – uma decisão que cabe ao seu Cirurgião Cardiovascular. Na maioria dos casos, apenas um acompanhamento se faz necessário, com controle do crescimento do hematoma por exames de ultrassom. Na maioria das vezes, nosso próprio organismo reabsorve o hematoma, não havendo necessidade de intervenção cirúrgica (drenagem).
Orientações do Fabricante
Os marcapassos cardíacos são dispositivos eletrônicos. Assim, antes de sua alta hospitalar, o fornecedor do seu marcapasso lhe dará um pequeno livro, contendo inúmeras recomendações sobre cuidados e condutas que você deve adotar no seu dia-a-dia. Além disso, você receberá uma carteira com dados do seu marcapasso e dados do implante. Esta carteira deverá estar sempre com você, junto aos seus demais documentos.
Ressaltamos que as orientações aqui apresentadas tem como base a prática da equipe Seu Cardio, de cirurgiões cardiovasculares, e não substituem as orientações prescritas pelo seu médico. Se você tem alguma dúvida sobre nossas recomendações após o implante de marcapasso, entre em contato conosco.
Se você desejar ter o Manual Completo de Orientações sobre Marcapassos, você pode baixá-lo gratuitamente, clicando aqui.