Implantes de Marcapassos - Sinais de Alerta

Sinais de Alerta após Implante de Marcapasso

 

Aqui apresentamos alguns sinais de alerta relacionados ao implante de marcapasso. São sinais que indicam que pode estar havendo um processo infeccioso após o implante. Ressaltamos que as orientações aqui contidas não substituem as orientações prescritas pelo seu médico. Caso você tenha alguma dúvida a respeito, entre em contato conosco.

Alguns sinais podem indicar a infecção da incisão do seu marcapasso, tais como: dor importante, aumento de volume da incisão, vermelhidão, sinais de inflamação e febre, mesmo que de pouca intensidade. Assim, frente a um destes sinais, procure seu Cirurgião Cardiovascular ou a Enfermeira da equipe para orientação sobre a conduta que deve ser adotada.

A infecção em sítio de marcapasso é uma situação grave. Portanto, quanto mais precoce ela for tratada, melhor o resultado e mais rápida a cura.

Recomendamos que até 30 dias após o implante, você evite realizar movimentos bruscos com o braço do mesmo lado onde foi implantado seu marcapasso, bem como evite elevar o braço acima do ombro.

Costumamos afirmar que o marcapasso não limita a vida de ninguém. Ele foi implantado para corrigir um distúrbio do sistema elétrico do seu coração e lhe devolver uma qualidade de vida estável.

Assim, leia atentamente o manual de recomendações fornecido pelo fabricante de seu marcapasso e esclareça com seu Cirurgião Cardiovascular as possíveis dúvidas que possam existir.

Ressaltamos que as orientações aqui apresentadas tem como base a prática da equipe Seu Cardio, de cirurgiões cardiovasculares, e não substituem as orientações prescritas pelo seu médico. Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco. Em nosso Blog, abordamos também muitos temas de interesse aos portadores de marcapassos.

Se você desejar ter o Manual Completo de Orientações sobre Marcapassos, você pode baixá-lo gratuitamente, clicando aqui.

 

Acesse aqui as Orientações sobre Revisões de Marcapassos >>