Cirurgia Minimamente Invasiva
As cirurgias cardíacas minimamente invasivas são realizadas através da técnica de uma mini incisão de aproximadamente 8 cm, na região central do tórax. Na cirurgia cardíaca convencional, as incisões chegam a 25 cm. Esse tipo de abordagem vem ganhando espaço, pois apresenta benefícios importantes aos pacientes.
A técnica não requer o uso de câmera ou outro material específico. Com a mesma duração das cirurgias abertas – de 2 horas e meia a 3 horas, a cirurgia cardíaca minimamente invasiva é menos agressiva ao paciente. A menor incisão do esterno diminui o índice de transfusão do paciente, proporciona recuperação mais rápida, com menos dor no pós-operatório, e com evidente ganho estético.
Indicação da Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva
A técnica de cirurgia cardíaca minimamente invasiva tem sido adotada pela equipe Seu Cardio como rotina para as trocas isoladas de válvula aórtica. Nos casos de cirurgias combinadas, com troca de válvula aórtica e mitral ou troca de de válvula aórtica com revascularização (ponte de safena), é priorizada a cirurgia convencional.
Em alguns casos, devido a questões anatômicas do paciente, posicionamento da aorta ou mesmo da válvula, pode haver a necessidade de uma incisão maior, mesmo tendo sido programada uma cirurgia cardíaca minimamente invasiva. O que se preza é a segurança do paciente e a eficácia do procedimento cirúrgico.
Resultados da Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva
Especialmente no tratamento das valvulopatias aórticas, a cirurgia minimamente invasiva tem seus resultados consolidados, com estatísticas iguais às das cirurgias convencionais, em termos de risco e resultados.
A técnica de cirurgia minimamente invasiva na troca valvar aórtica isolada tem sido adotada como a de primeira escolha pela equipe de Cirurgia Cardiovascular Seu Cardio. Os resultados são muito positivos. Os pacientes apresentam excelente evolução no pós-operatório, com menor tempo de internação em UTI, recuperação mais rápida e retomam suas atividades normais mais cedo.
Se você quiser saber mais sobre esta técnica, acesse o post sobre o tema em nosso Blog ou assista ao vídeo do Dr. Sergio Lima de Almeida, sobre os benefícios da cirurgia cardíaca minimamente invasiva.
Para mais informações, entre em contato conosco.