Ícone do site Seu Cardio

Boas notícias para o coração

equipe de cirurgia cardiovascular

O Cirurgião Cardiovascular Sergio Lima de Almeida, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, expõe as novidades para o tratamento das doenças do coração no Diário Catarinense. Confira:

 

 

“É sempre muito bom poder transmitir boas notícias na área da saúde. Esta, em especial, traz novidades que fazem muita diferença para pessoas com problemas cardíacos mais graves e, particularmente, para uma população que cresce em nosso país: os idosos. Tive a satisfação de estar à frente, junto com uma equipe de profissionais da mais alta qualidade, dos três primeiros implantes em Santa Catarina de uma nova válvula cardíaca com tecnologia de ponta. Os procedimentos foram realizamos com sucesso no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis. Um passo que reforça nossa cidade e nosso estado como referências no tratamento das doenças do coração.

O novo equipamento é indicado para casos graves e idosos por requerer um tempo menor de cirurgia e proporcionar um melhor desempenho hemodinâmico, ou seja, na circulação do sangue. No Brasil, foram feitos até o momento apenas 24 implantes da nova válvula.

As cirurgias foram realizadas em duas mulheres, com 82 e 65 anos, além de um homem com 81 anos. Eram casos sérios, que inclusive exigiram a revascularização do miocárdio. Portanto, com uma cirurgia de ponte de safena associada à troca de válvula.

Para a realização desses três procedimentos inéditos, foi muito importante a parceria profissional com o médico colombiano Javier Darío Maldonado, um dos principais nomes do mundo em cirurgias de válvula cardíaca. Em abril, a seu convite, estive em Bogotá, onde realizamos conjuntamente três cirurgias semelhantes às feitas agora aqui.

Aliás, essa boa notícia aos idosos vem se somar a um estudo que coordenei no SOS Cárdio, que mostra o ótimo resultado de cirurgias em pacientes acima de 80 anos, com mortalidade zero. Quem chega a essa idade somente com um problema no coração, por exemplo, mostra que tem um organismo muito forte. E essa qualidade de vida é cada vez mais comum. Então, feita a cirurgia, a recuperação é excelente. E solucionado o caso, voltam a ter uma vida normal. Resultado de anos de observação, esse trabalho foi apresentado em 2015 em um congresso internacional em Vitória e uma versão atualizada será levada a um novo evento mundial, em setembro, em Londres.”

Diário Catarinense, 13 de junho de 2016, p.20.

Para saber quais são as principais orientações sobre cirurgias cardíacas, faça o download da nossa cartilha Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca:

Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.
Sair da versão mobile