A cirurgia cardiovascular apresentou, nas últimas décadas, um grande desenvolvimento no Brasil e no mundo. Técnicas cirúrgicas, e dispositivos como válvulas e próteses estão constantemente em aperfeiçoamento. Evoluem também os métodos para treinamento dos cirurgiões. É o caso dos simuladores na cirurgia cardíaca.
O uso de simuladores na cirurgia cardíaca é cada vez mais comum. Estes dispositivos reproduzem, com máxima precisão, o procedimento cirúrgico. Permitem, assim, que os cirurgiões realizem procedimentos no simulador antes da cirurgia real. Em geral, a prática é destinada aos casos mais complexos, garantindo maior segurança durante os procedimentos.
Tipos de simuladores na cirurgia cardíaca
O uso de simuladores na cirurgia cardíaca é comum em ambiente acadêmico, como institutos de pesquisas e universidades, e também em alguns hospitais. Os simuladores são usados, principalmente, no treinamento de procedimentos endovasculares e minimamente invasivos.
Existem dois tipos de simuladores para o aperfeiçoamento de cirurgiões cardiovasculares:
– Simuladores 3D
Através do auxílio de imagens de ressonância e tomografia, é possível reproduzir em impressora 3D determinada área do corpo como, por exemplo, coração e artéria. Essa impressão pode ser realizada em materiais com consistência idêntica à do corpo humano. Dessa forma, o simulador 3D permite definir com exatidão as medidas de próteses e a técnica cirúrgica a ser utilizada.
– Simuladores Cirúrgicos em Computador
Com o apoio de computadores, o cirurgião cardiovascular pode treinar um mesmo procedimento inúmeras vezes. O computador é capaz de simular a condição do paciente. Assim, no procedimento simulado, o cirurgião cardíaco consegue avaliar quais materiais e técnicas são mais adequados para o caso.
Vale ressaltar que os simuladores na cirurgia cardíaca são considerados uma ferramenta complementar ao conhecimento técnico e à experiência do cirurgião cardiovascular. O recurso visa o treinamento e o aprimoramento do cirurgião cardiovascular em novas técnicas e em novos recursos. A Medicina vem obtendo avanços importantes com foco na melhoria dos tratamentos e da qualidade de vida do paciente. E os simuladores em cirurgia cardíaca são um deles.