Ícone do site Seu Cardio

Impacto do Diabetes na Cicatrização da Cirurgia Cardíaca

diabetes-na-cicatrização

Impacto do Diabetes na Cicatrização da Cirurgia Cardíaca – Por Dra. Marli Annes, cirurgiã cardiovascular (CRM-SC 19084)

Entre as principais complicações do Diabetes Mellitus está a maior dificuldade na cicatrização. Por isso, pacientes diabéticos que serão submetidos à cirurgia cardíaca devem manter os níveis de glicemia rigorosamente controlados e ficar atentos a outros cuidados necessários. Assim, evitam complicações do Diabetes na cicatrização.

Os níveis altos de glicemia no organismo podem prejudicar a saúde imunológica e vaso circulatória. A queda da imunidade e o comprometimento vascular desencadeiam processos que dificultam o fechamento de feridas. Favorecem, assim, o surgimento de infecções sistêmicas bacterianas e fúngicas no local da cicatriz.

Fatores Agravantes ao Diabetes na Cicatrização

Além das taxas de glicemia mais altas, outras doenças associadas podem prejudicar o processo de cicatrização em pacientes diabéticos. Entre os fatores agravantes estão a obesidade, dislipidemia (níveis elevados do colesterol e triglicérides), além do hábito de fumar.

Cuidados Essenciais para Pacientes Diabéticos

Para evitar complicações do Diabetes na cicatrização da cirurgia cardíaca, os pacientes diabéticos devem seguir atentamente os seguintes cuidados:

Essas recomendações devem ser mantidas antes, durante e após a cirurgia cardíaca. Isso porque é fundamental manter controlados os níveis de glicose no sangue, evitando oscilações também no período pós-operatório. O jejum exigido deve ser respeitado, além dos ajustes de medicação, conforme indicados pelo médico. São formas eficazes para evitar consequentes complicações do Diabetes na cicatrização.

Aproveite para saber mais sobre tratamentos para Cicatrizes de Cirurgias Cardíacas, em material direcionado a profissionais da área da saúde. O conteúdo é gratuito! Confira:

Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.
Sair da versão mobile