Ícone do site Seu Cardio

Incidência de cicatrizes hipertróficas e queloides em cirurgia cardiovascular

cicatrizes

Pode parecer apenas um detalhe estético, mas a aparência da cicatriz após a cirurgia cardiovascular é uma das preocupações constantes entre os pacientes. Quando essas marcas não são cuidadas e tratadas, elas podem sofrer alterações resultando em dois tipos de cicatrizes: queloide e hipermetrófica.

Apesar de serem frequentemente confundidas, as cicatrizes do tipo queloide e hipertrófica evoluem de formas diferentes. Quando a marca torna-se alta, imperfeita e seu crescimento vai além da incisão. Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que chega a causar causa dor e coceira.

No entanto, quando a cicatriz fica mais avermelhada no início e vai clareando com o tempo, é denominada hipermetrófica. O que a diferencia do queloide é que geralmente não ultrapassa os limites da incisão e apresenta tendência à regressão.

Fatores que influenciam a cicatrização

O aspecto da cicatriz depende de vários fatores como a localização no corpo, sentido da cicatriz em relação a linhas naturais da pele, comprimento, largura, profundidade, formato da cicatriz, características genéticas de cada individuo. Por exemplo, pacientes com cor de pele escura ou de origem oriental podem apresentar maior risco de desenvolver cicatrizes hipertróficas. Em contrapartida, pacientes idosos possuem maior chance de terem cicatrizes finas e mais estéticas.

Tipos de tratamento de Cicatrizes

Com início rápido, o tratamento adequado das cicatrizes pode ajudar a evitar o aparecimento de queloides e cicatrizes hipertróficas. Os métodos evoluíram bastante: hoje existem vários tipos de procedimentos – dos mais simples à microcirurgias. É possível alcançar um resultado estético satisfatório. Para isso, preciso ter consciência de que cicatrizes muito extensas e profundas dificilmente vão desaparecer por completo. Os tratamentos específicos para cicatrizes de cirurgias cardiovasculares são:

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou escreva abaixo, nos comentários.

Confira também o Checklist gratuito que preparamos com todos os ítens necessários para a sua internação hospitalar pré-cirurgia cardíaca:

Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.
Sair da versão mobile