Ícone do site Seu Cardio

5 Tendências em Cirurgia Cardiovascular

tendências em cirurgia cardiovascular

O cirurgião Cardiovascular chefe da equipe Seu Cardio, Dr. Sergio Lima de Almeida, esteve em curso de aprimoramento em Leipzig, acompanhando as principais tendências em cirurgia cardiovascular.

O centro de Cirurgia Cardiovascular de Leipzig é, atualmente, uma referência mundial. Isso se deve aos profissionais altamente capacitados que lá atuam, coordenados pelo Prof. Dr. Frederich Mohr, à infraestrutura disponível e à forma como a prática cirúrgica é conduzida. O serviço possui convênio com a Universidade, pratica a valorização igualitária dos profissionais da Saúde e a constante preocupação com ensino, pesquisa e aprimoramento técnico. Tudo isso fez com que Leipzig despontasse em Cirurgia Cardíaca, lançando e aprimorando diversas técnicas. 

Durante o acompanhamento do serviço de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Sergio Lima de Almeida teve a oportunidade de vivenciar diversas tipos de cirurgia, como revascularização do miocárdio, implantes e trocas valvares e cirurgias da aorta. Diversas técnicas são utilizadas neste centro de referência, que dita tendências ao mundo. As tendências em cirurgia cardiovascular observadas, Dr. Sergio Lima de Almeida compartilha aqui no blog Seu Cardio.

5 tendências em Cirurgia Cardiovascular:

  1. Os Anestesistas tem formação em Ecocardiografia e realizam eco-transesofágico trans-operatório, o que auxilia muito no decorrer da cirurgia cardíaca.
  2. A abordagem da valva mitral, com destaque para as plastias, é frequentemente realizada por cirurgia vídeo-assistida, através mini-incisões. As mini-incisões são também amplamente utilizadas para correções isoladas das patologias da valva aórtica.
  3. Existe a nítida preferência pelos substitutos valvares biológicos (próteses biológicas), em detrimento dos mecânicos (próteses mecânicas). Destacam-se também os tratamentos percutâneos de retroca valvar (TAVI – Valve in Valve), que já são uma rotina no Serviço de Cirurgia Cardíaca de Leipzig.
  4. O suporte mecânico para assistência ventricular (LVAD) é amplamente utilizado. Estes dispositivos são implantados não apenas como ponte para transplante. São implantados em número expressivo também como terapia de destino, oferecendo uma alternativa aos pacientes que estão fora da faixa de indicação de transplante cardíaco.
  5. Apesar de ter sido um dos pioneiros mundiais na cirurgia cardíaca robótica, Leipzig descontinuou essa abordagem. Após vários anos na liderança desta técnica, chegou à conclusão de que, no âmbito da cirurgia cardíaca, a abordagem por robô não representava vantagem aos pacientes.

Enfim, o Serviço de Leipzig aponta tendências em Cirurgia Cardiovascular em âmbito mundial. Não apenas nas tecnologias aplicadas à cirurgia cardíaca, mas também no rigoroso cumprimento de protocolos e na busca constante pelo aprimoramento técnico.

Para saber quais são as principais orientações sobre cirurgias cardíacas, faça o download da nossa cartilha Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca:

Em breve publicaremos um material abordando em profundidade cada uma dessas tendências em Cirurgia Cardiovascular. Cadastre-se para receber nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

 

 

Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.
Sair da versão mobile