As cirurgias de válvulas cardíacas, quando implicam na colocação de uma prótese valvar, despertam uma grande dúvida comum à maioria dos pacientes. A opção entre prótese mecânica ou biológica é um dos principais questionamentos, se não o principal, das pessoas que recebem a indicação de uma cirurgia de troca valvar.
A principal diferença entre ambas as próteses está no tipo de material com a qual são feitas. As próteses mecânicas são de metal e as biológicas, na maioria das vezes, são de tecido de porco ou de boi.
Apesar de não haver um tipo de válvula melhor ou pior, há vários fatores que podem influenciar na escolha. A durabilidade, a necessidade de anticoagulante a longo prazo, a idade do paciente e seu estilo de vida são alguns exemplos. Assim, a melhor opção varia de pessoa para pessoa.
Pensando em auxiliar com informações claras sobre as implicações dessa escolha, preparamos o e-book Válvulas Cardíacas: tudo o que você precisa saber.
Válvulas Cardíacas: tudo o que você precisa saber
Neste material, vamos detalhar cada um dos fatores que devem participar da escolha entre prótese mecânica ou biológica. Você irá encontrar informações como:
- Qual a indicação para cada tipo de prótese valvar?
- Qual prótese apresenta menor risco de rejeição?
- O que leva à falência das próteses mecânicas e biológicas?
- Qual a importância da medicação anticoagulante?
- Riscos da Anticoagulação a Longo Prazo
- Reoperações para Troca da Prótese
- Infecção na Prótese Valvar
- Quais próteses podem ser implantadas por mini-incisão?
- Próteses de Rápido Delivery
- Qual prótese tem melhor performance hemodinâmica?
- O cirurgião pode implantar uma prótese diferente da escolhida?
Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo:
Esperamos contribuir para uma tomada de decisão consciente entre a melhor prótese valvar para cada caso, se mecânica ou biológica. Vale ressaltar que a decisão deve ser amplamente conversada com o Cardiologista Clínico e o Cirurgião Cardiovascular, que terão condições de avaliar cada caso em particular.
Este material é meramente informativo. Não substitui as orientações fornecidas pelo seu médico.
Esperamos que aproveite a leitura!