Cirurgias cardíacas são procedimentos de grande porte e que exigem anestesia geral. Atualmente, a técnica de anestesia geral balanceada costuma ser a mais utilizada. Trata-se de uma combinação de substâncias, ministradas durante todo o procedimento cirúrgico, e que promovem a inconsciência, eliminam a dor e permitem o relaxamento muscular.

Cabe ao médico anestesiologista calcular a proporção e a quantidade dos elementos sedativos, analgésicos e relaxantes para cada pessoa. Ele também administra a anestesia geral e permanece junto ao paciente durante toda a intervenção cirúrgica. O anestesiologista mantém o paciente seguro e confortável, possibilitado a estabilidade necessária ao trabalho do cirurgião cardiovascular.

Nas cirurgias eletivas (agendadas), para que toda essa segurança seja possível, os cuidados devem chegar aos mínimos detalhes. Eles fazem parte de um protocolo adotado pela equipe de Anestesiologia e começam antes mesmo do procedimento cirúrgico, na consulta pré-anestésica.

Consulta Pré-anestésica

A consulta pré-anestésica é fundamental para a avaliação do paciente por parte dos médicos anestesiologistas. É a partir dela que é feito o planejamento de todas as ações que serão necessárias durante a cirurgia cardiovascular. A partir dessa consulta, são pensadas e executadas as medidas preventivas durante o procedimento. A diminuição de impactos inicia no pré-operatório.

Além de informar sobre todo o procedimento e tirar dúvidas, é nessa consulta que o médico anestesiologista conhece e identifica a real condição de saúde do paciente.

“Nós podemos solicitar exames mais apurados e, a partir disso, tomar providências para que o paciente seja submetido à cirurgia cardiovascular com a maior segurança possível dentro do seu quadro de saúde.” Dr. Adilson José Dal Mago (CRM/­SC 6970 RQE 3023), Médico Anestesiologista.

“A consulta pré-anestésica permite evitar eventuais complicações e tomar todas as medidas preventivas necessárias. Há casos em que precisamos adiar a cirurgia devido à identificação de algum outro problema de saúde do paciente que pode impactar na cirurgia, por exemplo.” Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM­/SC 7189 RQE 3155), Médico Anestesiologista.

É com base nas informações colhidas nos exames e na consulta pré-anestésica que o médico anestesiologista define a melhor conduta para cada pessoa. São avaliadas características individuais e sensibilidades à determinadas reações, como náuseas, por exemplo. Assim, o médico pode preparar-se também para utilizar outras substâncias necessárias para controlar possíveis intercorrências e efeitos colaterais da anestesia, como prurido, entre outros.

Anestesia Geral durante a Cirurgia Cardíaca

Os pacientes submetidos a uma cirurgia cardíaca chegam ao centro cirúrgico levemente sedados. Com todas as informações coletadas na consulta pré-anestésica em mãos, os médicos anestesiologistas realizam a punção venosa e administram a anestesia geral calculada especificamente para o indivíduo.

No entanto, esse é apenas o início do trabalho. O médico anestesiologista permanece durante toda a cirurgia ao lado do paciente, monitorando de perto os seus sinais vitais e administrando de forma contínua as substâncias anestésicas.

“Muitas pessoas têm medo da anestesia por causa da impossibilidade de se comunicar. No entanto, essa é uma função do médico anestesiologista: identificar de forma precoce todos os sinais dados pelo paciente enquanto ele estiver desacordado.” Dr. Adilson José Dal Mago (CRM­/SC 6970 RQE 3023), Médico Anestesiologista.

Hoje, durante a cirurgia cardíaca, é possível analisar, em tempo real, diversas informações do paciente. Pressão arterial, dados da sua oxigenação sanguínea, como a emissão de CO2, são alguns exemplos.

“Com o auxílio do aparelho de ecocardiografia, nós podemos ver na tela todo o funcionamento do coração e identificar previamente qualquer intercorrência.” Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM­/SC 7189 RQE 3155), Médico Anestesiologista.

Por conta da monitoração contínua, possíveis intercorrências como isquemias ou embolias pulmonares podem ser evitadas ou corrigidas imediatamente. Profissionais anestesiologistas bem preparados proporcionam mais segurança ao paciente e tranquilidade à equipe cirúrgica.

Pós-operatório

Graças à consulta pré-anestésica e à técnica de anestesia geral balanceada, é possível controlar com maior precisão quando cada paciente irá despertar. E esse é um cuidado fundamental para a saúde das pessoas.

Um bom exemplo disso é a retirada do tubo de oxigenação, uma fase importante após a cirurgia cardíaca. As pesquisas mostram que os pacientes que têm o tubo retirado precocemente apresentam uma recuperação mais rápida, com menos complicações. Porém, para que isso seja feito da forma adequada, o indivíduo precisa estar em condições de respirar por conta própria, sem os efeitos da anestesia geral.

Os médicos anestesiologistas cuidam desses detalhes importantes. Calculam por quanto tempo cada indivíduo deverá permanecer desacordado e quando ele irá acordar. Assim, os pacientes usufruem do maior conforto e segurança possíveis dentro dos seus quadros de saúde.

“As substâncias analgésicas da anestesia geral podem provocar náuseas e vômitos em algumas pessoas no pós-operatório da cirurgia cardíaca. Nós procuramos identificar e evitar isso já na consulta pré-anestésica, a partir de protocolos de profilaxia.” Dr. Adilson José Dal Mago (CRM­/SC 6970 RQE 3023), Médico Anestesiologista.

“As dores no pós-operatório também são um fator muito particular e para o qual nos preparamos antecipadamente. Os métodos utilizados prolongam os efeitos das substâncias analgésicas para maior conforto do paciente no pós-operatório.” Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM­/SC 7189 RQE 3155), Médico Anestesiologista.

Sobre os autores:

Os anestesiologistas Dr. Adilson José Dal Mago (CRM­/SC 6970 RQE 3023) e Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM­/SC 7189 RQE 3155) fazem parte da equipe Anestesiologistas Associados. Com especialização em anestesiologia, atuam principalmente em cirurgias cardíacas e atendem os procedimentos realizados pela equipe de cirurgia cardiovascular Seu Cardio, no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis/SC.

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.