Após a implantação do marcapasso, muitos pacientes ficam com receio de praticar exercício físico, devido a possível alteração do aparelho. Porém, em pacientes saudáveis e, conforme a doença cardíaca, não há impedimento. Ao contrário, os benefícios do marcapasso na atividade física incluem melhora do desempenho cardiovascular e melhor rendimento.
Confira a seguir os principais benefícios do marcapasso na atividade física:
Paciente com Bloqueio Atrioventricular Total (BAVT)
Paciente apresenta boa frequência atrial e resposta cronotrópica (aumento da frequência cardíaca com a intensidade da atividade). Contudo, devido ao bloqueio do ventrículo se mantém em frequência fixa baixa.
Como funciona: O marcapasso conduz a frequência atrial para o ventrículo. Desta forma o paciente apresenta a mesma resposta de uma pessoa sem a doença e está apto para realizar atividades físicas.
*Frequência abaixo de 30 bpm pode causar perda de consciência (desmaio, síncope).
Paciente com Doença do Nó Sinusal
Paciente com frequência atrial muito baixa, denominada Doença do Nó Sinusal.
Como funciona: Neste caso, o implante possui um sensor integrado sensível à atividade física do paciente. Ao perceber o sinal de esforço, há um aumento da frequência cardíaca. Neste caso, a melhora do desempenho cardiovascular está entre os benefícios do marcapasso.
Paciente com Fibrilação Atrial
Paciente com fibrilação atrial de baixa resposta. A alteração resulta em batimentos sem ritmo e com baixa frequência.
Como funciona: Conforme a atividade, o marcapasso estimula gradativamente o coração a uma frequência mínima estável e com o sensor de resposta ligado.
Dessincronização da Atividade dos Ventrículos
Paciente com comprometimento da função global levando a graus de insuficiência cardíaca. O distúrbio é denominado Dessincronização da Atividade dos Ventrículos.
Como funciona: Os eletrodos colocados em ambos ventrículos restituem restituir a sincronização dos batimentos. Entre os principais benefícios do marcapasso, está a melhora considerável da performance do coração neste paciente.
Arritmias Graves
Pacientes que apresentem arritmias graves com Taquicardia ventricular ou Fibrilação ventricular.
Como funciona: O uso de um eletrodo especial e um gerador – que permite deflagrar um choque elétrico direto no coração – evita eventos de arritmia durante a atividade física. Especialmente nesses casos não há ganhos provenientes do marcapasso, pois ele atua em arritmias e estas independem da atividade.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!