Por Dr. Adilson José Dal Mago (CRM­SC 6970) e Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM­SC 7189)

Como muitas coisas em nossa a vida, o planejamento é essencial. Se vamos construir uma casa, por exemplo, precisamos de um projeto que atenda da melhor forma nossas necessidades. E assim também é com a anestesia e com o procedimento cirúrgico como um todo. O planejamento é uma etapa importante para a segurança da anestesia geral na cirurgia cardíaca.

O planejamento de nossa “obra” começa no consultório ou, se for o caso, no próprio hospital. Na fase pré­-anestésica se faz um apanhado detalhado dos dados da pessoa que vai fazer a cirurgia, sua história médica, exames laboratoriais e físicos. Quanto mais a conhecermos do ponto de vista médico, melhor poderemos preparar a anestesia geral, pois serão evitadas eventuais complicações decorrentes de problemas de saúde. Essa medida sabidamente reduz riscos na cirurgia.

Há razões para o medo da anestesia geral na cirurgia cardíaca?

O medo da anestesia é comparado ao medo de voar de avião. Milhares de aviões decolam todos os dias no mundo, assim como milhares de anestesias também são realizadas. Quando acontecem, os acidentes chamam a atenção pelo noticiário na mídia. Isso causa um impacto no público, como se fosse frequente, quando na verdade são eventos raríssimos. Na anestesia também. Aliás, na rotina de trabalho dessa especialidade médica, muita coisa segue os ritos da aviação civil, como checklists e os protocolos. Foi a Medicina que copiou da aviação e não o contrário.

Na consulta pré­-anestésica, o médico Anestesista consegue passar tranquilidade, mostrando a segurança que representa a anestesia geral na cirurgia cardíaca. Isso reduz a ansiedade, pois o paciente fica conhecendo melhor também o que é uma anestesia e o que vai acontecer durante a cirurgia. Já começa ali a desmistificação desse medo que alguns ainda têm desse procedimento.

Nos casos de urgência e emergência, não há a possibilidade de um planejamento da anestesia e da cirurgia. Assim, a experiência dos profissionais envolvidos no atendimento pesa muito a favor da pessoa que será submetida à cirurgia cardíaca, tanto dos cirurgiões quanto dos anestesistas. A especialização e o cumprimento rigoroso de protocolos, ou seja, a observação de procedimentos para determinados cenários, fazem toda a diferença. Na grande maioria dos casos, quando se segue uma rotina estabelecida para os casos de urgência e emergência, consegue ­se obter êxito mesmo diante de casos muito graves.

Vigilância é a palavra-­chave para uma anestesia geral segura

A palavra­-chave, que é o tema da Sociedade Americana de Anestesia, é vigilância. Desde a avaliação, passando por todo o procedimento cirúrgico, o médico Anestesista deve estar vigilante, monitorando o paciente e tomando as ações necessárias para que tudo corra bem.

Por isso, é fundamental que o Anestesista acompanhe toda a cirurgia cardíaca, justamente para monitorar de forma permanente as reações do paciente durante todo o processo da cirurgia-pressão, eletrocardiograma, temperatura, o gás administrado, o relaxamento muscular, entre tantas outras. O profissional está ali para acompanhar tudo de perto e ajustar situações que eventualmente saiam do padrão normal. O Anestesista permanece o tempo que durar a cirurgia cardíaca, dentro do princípio da vigilância.

Duração da Anestesia Geral na Cirurgia Cardíaca

Com relação à anestesia geral na cirurgia cardíaca, uma das maiores preocupações dos pacientes está relacionada ao tempo de duração da anestesia. A anestesia geral vai durar o tempo necessário para se fazer o procedimento cirúrgico. Esse controle é realizado junto com todos os demais monitoramentos que o médico Anestesista faz do paciente. Daí a importância da presença deste profissional durante todo o procedimento.

A especialização também ajuda a reduzir riscos

Além do planejamento e dos avanços tecnológicos que temos hoje, um fator que ajuda muito a reduzir o risco nas cirurgias cardíacas é a especialização do médico Anestesista nesta especialidade. Ou seja, o profissional passa a concentrar experiência, se familiariza com todas as possíveis complicações, com os momentos típicos da cirurgia cardíaca e, com isso, a anestesia se torna ainda mais segura.

Para comprovar a importância da especialização na Anestesia, vale citar um trabalho científico realizado na Inglaterra. Durante uma década, foram estudados os casos de 18 mil pessoas operadas de cirurgia cardíaca, com avaliação do impacto do cirurgião e do anestesiologista na mortalidade. Esse estudo mostrou que quando o trabalho foi executado por anestesiologistas especialistas em anestesia cardiovascular, que seguiram os protocolos, a interferência na mortalidade foi praticamente desprezível. Dos que morreram, 97,14% dos casos o problema foi em decorrência da própria condição de saúde da pessoa operada.

Trabalho em Equipe

Ninguém opera sozinho. Uma ligação estreita entre os profissionais envolvidos em uma cirurgia cardíaca, ou seja, entre os médicos anestesistas, enfermagem e cirurgiões cardiovasculares, faz toda a diferença.

Desde as consultas pré-­operatórias, realização do procedimento e cuidados pós-operatórios, essa integração entre as diferentes especialidades envolvidas contribui para a redução do tempo de internação hospitalar e proporciona uma excelência nos resultados dos procedimentos, além de proporcionar maior tranquilidade aos pacientes.

Sobre os autores:
Os anestesiologistas Dr. Adilson José Dalmago e Dr. Ranulfo Goldschmidt fazem parte da equipe Anestesiologistas Associados. Com especialização em anestesia para cirurgia cardíaca, atendem os procedimentos realizados pela equipe de cirurgia cardiovascular Seu Cardio, no Hospital SOS Cardio, em Florianópolis/SC.

Para saber quais são as principais orientações sobre cirurgias cardíacas, faça o download da nossa cartilha Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca:

anestesia geral na cirurgia cardíaca

Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar a sua experiência, escreva nos comentários ou compartilhe a sua opinião nas mídias sociais!

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.