As principais doenças da aorta normalmente estão relacionadas a uma gravidade acentuada, devido ao seu potencial de complicação aguda, que pode levar à morte subitamente.

Entre as principais doenças da aorta, destacam-se os aneurismas e a dissecção. Os aneurismas são dilatações da aorta que evoluem cronicamente, podendo se romper e gerar a ocorrência aguda fatal. A dissecção da aorta, por sua vez, consiste na delaminação da parede deste vaso agudamente, enfraquecendo sua estrutura e causando um risco de ruptura iminente. Em geral, essas doenças estão associadas aos fatores de risco que causam arteriosclerose, tais como Diabetes, Hipertensão, fumo, níveis elevados de colesterol e história familiar.

Tratamento das Doenças da Aorta

O tratamento das doenças da aorta pode ser realizado por via percutânea, ou seja, sem a necessidade de uma cirurgia aberta, ou através da cirurgia tradicional. A escolha entre as abordagens depende do tipo e da localização do aneurisma ou da dissecção. É muito importante, porém, o diagnóstico precoce e preciso. Isso porque, nos casos agudos, o tratamento rápido é fundamental para a sobrevida do paciente.

Normalmente, os aneurismas que acometem o primeiro segmento da aorta, chamado de ascendente, são tratados pela cirurgia aberta. O procedimento consiste na substituição do segmento dilatado por um tubo de tecido prostético (prótese). Estes aneurismas podem estar associados à doença da valva aórtica e, neste caso, é associada a substituição da valva na mesma cirurgia.

Os aneurismas do arco aórtico, dependendo do caso, podem ser tratados de maneira endovascular, por cirurgia aberta ou, ainda, por ambas as técnicas. A cirurgia híbrida, como é chamada quando as duas abordagens são realizadas conjuntamente, é destinada aos casos mais complexos. Contar com profissionais de diferentes especialidades, cirurgia vascular e cirurgia cardiovascular, atuando em conjunto na cirurgia híbrida resulta em um tratamento mais seguro e eficaz para os pacientes.

Os aneurismas do segmento descendente da aorta e da aorta abdominal, na grande maioria dos casos, são tratados atualmente por via endovascular. Nessa abordagem, não há necessidade de cirurgia aberta e o tratamento é realizado através da colocação de uma endoprótese.

Agilidade no Diagnóstico Diferencial

Diante do diagnóstico diferencial de um quadro de dor torácica aguda ou dor abdominal aguda, afastar ou confirmar uma dissecção de aorta ou uma ruptura precocemente são essenciais para a sobrevida do paciente. A partir do diagnóstico, é possível adotar o tratamento imediato e adequado para cada caso.

Em Florianópolis/SC, o cirurgião cardiovascular Dr. Sergio Lima de Almeida (CRM-SC 4370 RQE 5893), da equipe Seu Cardio, e o cirurgião vascular Dr. Pierre Galvagni Silveira (CRM-SC 4089 RQE 10592), da Coris capitanearam a criação de um grupo especializado para o tratamento das doenças da aorta, o SOS Aorta. Através deste grupo, que une as especialidades de cirurgia cardiovascular e cirurgia vascular, a cidade conta com um atendimento 24h, 7 dias por semana, voltado para as patologias agudas e crônicas da aorta. O sobreaviso do SOS Aorta é atendido através do Hospital SOS Cárdio, acionado pelo telefone 48 3212-5000. O grupo de especialistas do SOS Aorta auxilia os profissionais médicos do pronto atendimento a conduzir o diagnóstico diferencial de dor torácica ou abdominal aguda. Normalmente, esse quadro está associado a patologias agudas da aorta. Além disso, o grupo atende os pacientes aórticos encaminhados para o tratamento adequado e especializado.

Sobre o SOS Aorta

O grupo é formado pelos Cirurgiões Vasculares Dr. Pierre Galvagni Silveira (CRM-SC 4089 RQE 10592), Dr. Gilberto do Nascimento Galego (CRM-SC 4874 RQE 10553), Dr. Cristiano Torres Bortoluzzi (CRM-SC 7812, RQE 8635), Dr. Rafael Narciso Franklin (CRM-SC 14617 RQE 7962), Dr. Luciano Rodrigues Schmidt (CRM-SC 7832 RQE 5087) e Dr. Daniel Ishikawa (CRM-SC 17157 RQE 12550), da Coris, e Dr. João Daniel May Serafim (CRM-SC 10132 RQE 6787), do SOS Cárdio. Na especialidade Cirurgia Cardiovascular, fazem parte os cirurgiões Dr. Sergio Lima de Almeida (CRM 4370 RQE 5893), Dr. Luis Enrique Vargas Portugal (CRM-SC 11295 RQE 5389), Dr. Portiuncola Gorini (CRM-SC 8296 RQE 5327) e Dra. Marli Annes (CRM-SC 19084).

Confira também:

doencas-da-aorta

 

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.