Exercícios na reabilitação após cirurgia cardíaca – *Por Dr. Artur Haddad Herdy, Cardiologista (CRM-SC 6388 RQE 3188 RQE 4206)
Quando o assunto é coração, a atividade física ocupa posição de destaque entre os fatores de prevenção. Os efeitos da prática de exercícios são notáveis também na reabilitação de pacientes após a cirurgia cardíaca. Além dos conhecidos benefícios diretos, abandonar o sedentarismo é capaz de aumentar o tempo de vida e reduzir riscos de novos eventos.
Benefícios do exercício na reabilitação após cirurgia cardíaca
Conforme já mencionamos em post anterior, a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e de alimentação balanceada, promove mais saúde e evita a evolução da doença coronariana.
Pacientes que aderem à reabilitação cardíaca após a cirurgia cardíaca apresentam menor número de eventos pós-operatórios e de reinternações hospitalares. A atividade física ajuda a controlar a hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes mellitus, obesidade e a tensão emocional. A redução desses fatores de risco proporciona ganhos importantes à saúde e à sensação de bem estar. Por isso, é comum que pacientes submetidos à cirurgia cardíaca iniciem um programa de reabilitação após o procedimento e mantenham a atividade física como uma prática para toda a vida.
Como realizar exercícios após a cirurgia cardíaca?
Apesar dos benefícios, o receio de iniciar ou de retomar a prática de atividade física é bastante comum entre aqueles que se submeteram a uma cirurgia cardíaca. Por isso, vale salientar que o exercício pode e deve ser realizado, desde que bem orientado por profissionais capacitados.
Conforme o estado de saúde, atividades leves são liberadas depois da alta hospitalar. Geralmente, os pacientes são estimulados a realizar caminhadas leves, aumentando gradativamente a intensidade e o tempo. O acompanhamento profissional especializado em reabilitação cardíaca pode auxiliar na orientação quanto ao tipo de exercício que pode ser realizado e sua evolução. O objetivo é orientar a prática da atividade física para que seja segura e respeite os limites do paciente, acelerando sua recuperação e promovendo sua saúde.
Entre os exercícios que envolvem a reabilitação cardíaca, estão a prática de musculação, atividades aeróbicas e alongamento. O conjunto dessas atividades reduz os fatores de risco, devolve a mobilidade e a independência e, como resultado, melhora a qualidade de vida. Por isso, acaba se tornando uma prática para a vida toda.
Sobre o autor:
*Dr. Artur Haddad Herdy, Cardiologista (CRM-SC 6388 RQE 3188 RQE 4206) com ênfase em Medicina Esportiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Reabilitação Cardíaca, Exercício e doenças cardiovasculares, Teste Cardiopulmonar, Síndromes Coronarianas Agudas, coração e rheumatic carditis, Hipertensão. É sócio, Diretor Administrativo e Médico da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!