O risco de interferências no marcapasso está entre as dúvidas mais comuns dos portadores do dispositivo. Afinal, aparelhos domésticos como microondas podem afetar a programação do marcapasso?
Determinadas situações podem sim alterar o funcionamento do marcapasso, CDI ou ressincronizador. Conforme o tipo e a intensidade do campo eletromagnético gerado pelo aparelho doméstico, é necessário cuidado. Alguns podem provocar disfunções transitórias ou permanentes no marcapasso.
A boa notícia é que o potencial de interferências no marcapasso, apesar de existir, é mínimo. E, quando ocorre, na grande maioria das vezes é incapaz de causar alterações relevantes.
Interferências no marcapasso em casa:
Confira quais aparelhos causam interferências no marcapasso:
– Telefone Celular
Os aparelhos celulares não costumam causar interferência no marcapasso. No entanto, é recomendado que o aparelho celular seja utilizado no ouvido oposto ao lado do implante.
– Fornos de Microondas
Os avanços tecnológicos dos marcapassos e a blindagem atual dos fornos de microondas tornam seguro o uso do eletrodoméstico. Por precaução, recomenda-se que o portador de marcapasso não fique encostado no microondas quando o aparelho estiver ligado.
– Demais Eletrodomésticos
Em condições normais de funcionamento e correto aterramento da rede domiciliar, os eletrodomésticos não geram interferência nos marcapassos.
– Controle Remoto
Quanto ao uso de controles remotos de eletrodomésticos, como televisão e aparelhos de som, por exemplo, não há restrições. Esses equipamentos não causam interferências no marcapasso.
– Colchão Magnético
O uso do colchão magnético é contra-indicado aos portadores de marcapasso ou dispositivos afins. Existe a possibilidade de atuação do ímã sobre o gerador e essa interferência pode acelerar o desgaste da bateria do marcapasso.
– Aparelhos que produzem vibração
Alguns aparelhos domésticos e de uso cotidiano geram vibrações. É o caso de barbeadores, escovas elétricas, massageadores e banheiras de hidromassagem, por exemplo. Tais aparelhos não costumam causar interferência alguma e não há restrição ao uso. Porém, recomenda-se que nenhuma vibração seja exercida sobre o gerador do marcapasso.
– Sauna
Banhos de sauna não interferem diretamente nos marcapassos. No entanto, podem provocar vasodilatação importante e resultar em sintomas de baixo débito. Isso não deve ser interpretado como uma interferência no marcapasso.
Quando falamos em marcapassos, existem muitos mitos que acabam limitando a vida das pessoas, sem necessidade. Em linhas gerais, os portadores de marcapasso podem levar uma vida normal. O principal cuidado está na rotina das avaliações com o médico que realizou o implante. Nessas ocasiões, é avaliada a bateria do dispositivo e sua programação. Além disso, é identificado também se houve necessidade de terapias (no caso dos desfibriladores), se houve presença de arritmias e se a ressincronização está adequada no caso dos ressincronizadores.
Para saber mais sobre interferências nos marcapassos e tudo sobre esses dispositivos, acesse a Cartilha de Orientações ao Paciente sobre Marcapasso. Neste material gratuito você encontrará todas as informações sobre o procedimento de implante e cuidados pré e pós-operatórios.