Por Dr. Evandro de Campos Albino CRM-SC 5478 RQE 3297 e Dr. Guilherme M. Monteiro CRM-SC 15796 RQE 11808*

O exame de Tomografia Computadorizada vem se desenvolvendo muito rapidamente nos últimos anos. Antigamente, era pouco usado na Cardiologia. Contudo, o desenvolvimento da Tomografia Multislice causou uma revolução nessa área ao permitir muito mais imagens, de maneira muito mais rápida, e com mais resolução.

Com alta precisão e qualidade, trata-se de um exame não invasivo, que fornece informações valiosas. Consegue detectar o início da aterosclerose na fase subclínica, onde não há sintomas, com a identificação das placas de cálcio e de gordura.

O exame consiste em duas etapas: a primeira é chamada Escore de Cálcio e a segunda é a Angiotomografia Coronariana. Podem ser feitas simultaneamente ou, a critério do médico, de forma separada, dependendo de cada caso.

Escore de Cálcio

O Escore de Cálcio é um exame muito rápido, com cortes axiais sobre o coração, sem o uso de contraste, para pesquisar se existem placas de cálcio nas coronárias. Se houver, conforme a quantidade delas, o exame vai medir o risco dessa pessoa ter um infarto  do miocárdio. Se não identificar  nenhuma placa, o risco de infarto será muito baixo (em torno de 0,2%/ano) nos próximos 10 anos. E isso passa uma segurança importante à pessoa.  

É um exame complementar à avaliação inicial no consultório, usado, por exemplo, no caso de o Cardiologista ter dúvida sobre a indicação de aspirina ou de medicamento para reduzir o colesterol, por exemplo. Ou, ainda, quando há um paciente de risco intermediário, em que o Cardiologista precisa de uma avaliação mais profunda. Feito o exame, o risco intermediário – que é uma zona imprecisa, geradora de dúvidas – pode virar risco alto ou baixo, conforme o resultado. Ou seja, o exame promove uma uma reclassificação do paciente.  

O Escore de Cálcio é um exame preditor de risco, pois não mede o grau de obstrução das artérias coronárias, mas sim a quantidade de placas nas artérias. Acima de 400, é considerado um escore elevado. O risco de a pessoa ter um infarto aumenta de 7 a 8 vezes. Confira a tabela abaixo com valores de referência do Escore de Cálcio:

tomografia-computadorizada

Angiotomografia Coronariana

Na segunda fase, é utilizado contraste para visualizar se existem placas obstruindo as artérias coronárias. A precisão é muito elevada, em torno de 93%, quando comparado com o Cateterismo. A sensibilidade também é muito alta, cerca de 95 ou 96% – ou seja, dificilmente o exame não vai detectar o problema. Por isso, representa um recurso extremamente importante na avaliação clínica do paciente, auxiliando o Cardiologista a definir a indicação de algum tipo de intervenção, como uma Angioplastia ou uma Cirurgia Cardíaca.

O valor preditivo negativo, quer dizer, o quanto o exame é verdadeiramente negativo, é próximo a 100%. Não há nenhum outro exame não invasivo que dê essa segurança. Se está normal, ele é verdadeiramente normal.

Restrições e Segurança

Como qualquer outro exame, na Angiotomografia Coronariana há restrições, como a utilização do contraste, relacionada ao risco de alergias. A segurança, contudo, avança junto com o aperfeiçoamento tecnológico. Cada vez se usa menos contraste e menor radiação. Para se ter uma ideia, no escore de cálcio, a radiação equivale à de uma mamografia.

Também é fundamental a colaboração paciente. Por isso, outra restrição é que o paciente precisa estar consciente e lúcido. Além disso, o exame deve ser realizado na presença de um médico, de preferência um cardiologista, para controlar a frequência cardíaca. Pacientes com frequência muito elevada, com arritmia, idosos ou com demência, não têm uma boa indicação para a Angiotomografia, e devem ser encaminhados para outro tipo de exame.

Um Diferencial na Sala de Emergência

A Tomografia Computadorizada Multislice também é muito indicada na sala de emergência Cardiológica. Uma dor no peito pode não ser um sintoma conclusivo de infarto. Muitas vezes, o eletrocardiograma e o exame de sangue são normais, mesmo no momento anterior ao infarto do miocárdio. Portanto, a realização da Tomografia Computadorizada permite a avaliação da presença ou ausência de placas nas artérias com precisão, oferecendo maior segurança ao médico na condução do paciente. Estudos mostram que há 0% de infarto nas pessoas que fizeram esse exame e foram liberadas após procurarem a emergência.

Protocolo Triplo Descarte

Muitos centros de tratamento cardiológico fazem uso da Angiotomografia Coronariana como parte do Protocolo Triplo Descarte. Ao receber um paciente com dor torácica, existem três problemas que precisam ser descartados com rapidez: Dissecção de aorta, Trombose venosa pulmonar e a Doença Coronariana. A Angiotomografia consegue, em um único exame, avaliar os três. Esse recurso é uma enorme segurança para o atendimento de emergência cardiológica. Estudos nos EUA revelam que o uso da Angiotomografia diminui o tempo de internação e reduz os custos para o hospital.

Outras Indicações

A Tomografia Computadorizada é indicada também para os casos de doenças da aorta, avaliação de aneurismas e da própria válvula aórtica. O implante percutâneo da válvula aórtica, por exemplo, é precedido de uma Angiotomografia para a escolha do tipo de prótese e da técnica a ser aplicada.

Vale destacar também a utilização da Tomografia Computadorizada na pesquisa de coronária anômala, nas cardiopatias congênitas – inclusive em crianças recém-nascidas, miocardiopatias, pré-ablação de fibrilação atrial e isquemia miocárdica, entre outras. Com tudo isso, o exame mostra-se completo, com uma resposta tanto anatômica como funcional.

*Dr. Evandro de Campos Albino (CRM 5478 SC  RQE 3297) é Cardiologista e Responsável pelo Setor de Tomografia e Ressonância Magnética Cardíaca da Clínica Imagem, em Florianópolis. Dr. Guilherme Maia Monteiro (CRM 15796  RQE 11808) é Cardiologista e Médico do Setor de Tomografia e Ressonância Magnética Cardíaca da Clínica Imagem.

Para saber quais são as principais orientações sobre cirurgias cardíacas, faça o download da nossa cartilha Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca:

Tomografia Computadorizada

Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou escreva abaixo, nos comentários.

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.