Entrevista com Dr. Sergio Lima de Almeida, CRM-SC 4370 RQE 5893, Cirurgião Cardiovascular, sobre a cirurgia de revascularização do miocárdio
“A cirurgia cardiovascular tem como grande objetivo melhorar os sintomas dos pacientes, assim como prolongar a vida. Entre as cirurgias mais comuns, destacamos a cirurgia de revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como ponte de safena, e as cirurgias de plastia ou de troca das válvulas cardíacas.
Sobre a cirurgia de revascularização do miocárdio, é o procedimento médico mais estudado na história da Medicina. Desde sua existência, esta cirurgia do coração teve grande evolução, com a realização de muitos trabalhos científicos, e se consagrou no tratamento da insuficiência coronariana. A cirurgia de revascularização do miocárdio está indicada, basicamente, para pacientes que possuem lesão em três coronárias ou quando uma dessas coronárias, a descendente anterior, está comprometida. Esta cirurgia é também indicada para os pacientes com disfunção de contratilidade do ventrículo esquerdo. Costuma-se dizer que, quando mais grave a doença, melhor o resultado da cirurgia de revascularização – ou ponte de Safena. Hoje em dia, aqui no nosso meio, temos uma baixíssima mortalidade, em torno de 1%. Essa taxa se mantém baixa mesmo operando uma população de pacientes muito idosos, que costumam ter um resultado muito bom e recuperam a qualidade de vida normal após a cirurgia. – Para assistir a entrevista na íntegra, assista o vídeo abaixo:
Vídeo produzido e cedido pela clínica Prevencordis.
Para saber quais são as principais orientações sobre cirurgias cardíacas, faça o download da nossa cartilha Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca: