O implante de marcapasso é um procedimento simples, seguro e de rápida recuperação. Em geral, não apresenta complicações. Quando aparecem, são mais relacionadas à infecção no local da incisão. Conheça os sinais de alerta após implante e saiba as atitudes que devem ser tomadas diante desta situação.
Sinais de Alerta após Implante
A recuperação dos pacientes que passam por um implante de marcapasso é rápida, Em geral, no dia seguinte ao procedimento já podem retomar suas atividades normais, como caminhar, tomar banho, etc. É recomendado apenas que sejam evitados esforços ou movimentos bruscos com o braço do mesmo lado do implante.
Felizmente, as complicações após o implante de marcapasso não são frequentes. Porém, podem aparecer sintomas que indicam um processo infeccioso na região do procedimento. Confira os sinais de alerta após implante que podem indicar uma infecção:
- Dor importante,
- Aumento de volume da incisão,
- Vermelhidão,
- Sinais de inflamação e febre, mesmo que de pouca intensidade.
É fundamental ficar atento à presença destes sinais. Caso identifique alguma alteração, o ideal é consultar o médico que realizou o implante para orientação sobre a conduta a ser adotada.
Hematoma
É comum a formação de hematomas resultantes do procedimento de implante de marcapasso. Em geral, na região da incisão, podendo se espalhar pelo tórax e pelo braço. Porém, este não é um sinal de alerta após implante. É uma consequência comum e não grave do implante. Na maioria das vezes, o próprio organismo reabsorve o hematoma.
Caso os hematomas se tornem volumosos, com grande acúmulo de sangue em volta do gerador do marcapasso, pode ser uma complicação. Nestes casos, é importante consultar com o médico que realizou o implante. Pode haver a necessidade de drenagem.
Endocardite
Apesar de rara, a infecção em sítio de marcapasso pode contaminar todo o sistema. Isso inclui os cabos ou eletrodos que levam os impulsos elétricos até o interior do coração. Assim, esta infecção pode se espalhar ao coração, onde é conhecida como endocardite.
A endocardite é uma situação grave. Esta complicação é mais frequente em pacientes com cardiopatias congênitas, diabetes, câncer, tratamento com corticoides, alcoolismo e hemodiálise.
O tratamento da endocardite pode incluir a retirada do marcapasso e a prescrição de antibióticos. Porém, quanto mais precoce for tratada, melhor e mais rápido o resultado.
Cuidados Especiais
Para evitar complicações, a recomendação é que o paciente evite realizar movimentos bruscos com o braço do mesmo lado onde foi implantado o aparelho, até 30 dias após o implante. Elevar o braço acima do ombro também deve ser evitado.
Outra dica é ler atentamente o manual de recomendações fornecido pelo fabricante do marcapasso. Esclarecer com o Cirurgião Cardiovascular as possíveis dúvidas que possam existir é também fundamental.
Vale lembrar que o marcapasso não limita a vida de ninguém. O dispositivo é implantado para corrigir um distúrbio do sistema elétrico do coração e devolver a qualidade de vida. No entanto, estar atento aos sinais de alerta após implante é fundamental para agir em caso de eventuais complicações.
Se você desejar ter o Manual Completo de Orientações sobre Marcapassos, você pode baixá-lo gratuitamente, clicando aqui.