O transplante cardíaco é, muitas vezes, a única alternativa para que alguns pacientes possam levar uma vida normal. Nós, da equipe Seu Cárdio, convidamos o Prof. Dr. Melchior Luiz Lima (CRM-ES 4475), cirurgião cardiovascular responsável pela coordenação do Serviço de Transplante de Coração no Hospital Meridional, em Cariacica/ES, para falar sobre o tema. Confira!

O que é um transplante cardíaco?

O transplante cardíaco, também chamado de transplante do coração, é uma cirurgia onde retira-se o coração doente e coloca-se um coração sadio (doado). É a forma terapêutica mais eficaz para prolongar a vida dos pacientes com doenças cardíacas graves, em estágio avançado, cuja qualidade de vida está muito reduzida. Uma parcela considerável de pacientes submetidos ao transplante do coração voltam a desempenhar suas atividades normais, muito melhor do que antes do transplante. Muitos retornam às suas atividades profissionais.

Quais cuidados devo tomar enquanto aguardo o transplante?

Quando você estiver na Lista Estadual de Transplantes do Sistema Nacional de Transplantes, deverá atentar para os seguintes pontos:

  1. O paciente deve morar na cidade onde será realizado o transplante cardíaco;
  2. Tomar regularmente seus medicamentos;
  3. Informar ao Centro de Transplantes e ao Cirurgião em caso de enfermidades (exemplo: resfriados);
  4. Quando for chamado para o Hospital, não beber e não comer nada (jejum absoluto).

Que cuidados devo tomar se sou um transplantado cardíaco?

Você vai fazer uso de vários medicamentos, onde estão incluídos os imunossupressores, que ajudam no controle da rejeição. Saiba que esses remédios tornam o seu organismo menos resistente às infecções comuns (resfriados, pneumonias, etc.). Assim, transplantado e familiares devem seguir com rigor as recomendações preventivas no período pós-operatório imediato e após a alta. Tais recomendações serão repassadas pelo seu médico.

A fim de evitar contágios (infecções oportunistas), é fundamental que não sejam relaxadas as medidas recomendadas de usar máscaras, cuidados na higiene pessoal, exposição a mudanças de temperatura, evitar visitas, etc. Tais recomendações objetivam prevenir possíveis ocorrências indesejadas, que tem grande potencial para colocar em risco a vida do paciente.

Transplantômetro

O Hospital Meridional (ES) inaugura o Transplantômetro. Um painel que conta o números de transplantes realizados em tempo real. Devido ao elevado número de transplantes de coração que o Hospital Meridional em 2017 – sob a chefia do Prof. Dr. Melchior Luiz Lima (CRM-ES 4475) – proporcionalmente ao número de habitantes, o ES ficou em 5º lugar no ranking nacional.

A demanda de transplantes é um assunto recorrente no país. Sempre precisa de muita atenção para orientar e incentivar a doação de órgãos, consequentemente, diminuir as filas de espera. Muitas vidas são ceifadas devido à escassez de órgãos. Pensando em chamar a atenção para esse quadro dramático, o Hospital Meridional, em Cariacica, inaugurou um “Transplantômetro”. O recurso mostra, em tempo real, a quantidade de transplantes que o hospital realiza por dia e quantas pessoas a menos ele tem na fila.

O painel do “Transplantômetro” ficará fixado no site da instituição (www.hospitalmeridional.com.br), no Instagram e no Facebook. O Hospital Meridional, atualmente, é o maior centro transplantador de órgãos sólidos do Espírito Santo. A expressividade dos números conquistados, associada aos excelentes resultados nas cirurgias, demonstra a importância desse processo assistencial para o hospital.

Número de Transplantes Cardíacos

Devido ao elevado número de transplantes de coração que o Hospital Meridional realizou em 2017 (foram nove com sobrevida de 100%), proporcionalmente ao número de habitantes, o ES ficou em 5º lugar no ranking nacional, à frente de Estados como São Paulo, conforme demonstram os dados da publicação da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos).

O relevante número de transplantes possibilitou ao Meridional ser o único hospital particular convidado a integrar o seleto grupo de instituições participantes do programa de Tutoria de Transplante de Coração, promovido pelo Ministério da Saúde e realizado no Hospital Messejana, em Fortaleza – CE.

O diferencial do hospital é oferecer assistência de qualidade particular a pacientes do SUS, no pré, intra e pós-operatório. “Nos preocupamos em oferecer toda a estrutura, com a melhor equipe, tanto aos pacientes particulares, quanto do SUS. Esse painel foi criado para valorizar a experiência das equipes multiprofissionais do Meridional com a realização das cirurgias e estimular os pacientes a doarem e demonstrarem esse desejo aos seus familiares. Essa conscientização diária é de extrema importância para que as filas diminuam no Estado e no país”.

*Prof. Dr. Melchior Luiz Lima (CRM-ES 4475) é cirurgião cardiovascular do Centrocor, em Vitória/ES e Coordenador do Serviço de Transplante de Coração no Hospital Meridional, em Cariacica/ES – www.melchiorluizlima.com.br.

 

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.