Estima-se que 1% das crianças nascidas vivas apresentam malformação cardiovascular. Em cerca de 60% dos casos, as causas são desconhecidas,  segundo dados da American Heart Association. A alteração, denominada cardiopatia congênita, inclui uma variedade de malformações anatômicas e funcionais, presentes já no nascimento da criança. É considerada uma das principais causas de óbito relacionadas a defeitos congênitos. Por isso, a importância de seguir as diretrizes corretas para o tratamento de cardiopatias congênitas.

O tratamento de Cardiopatias Congênitas

O tratamento de cardiopatias congênitas depende do tipo e da gravidade, podendo ser clínico ou cirúrgico. No caso de cirurgia, há a utilização de técnicas e procedimentos específicos, muitas vezes nos primeiros dias de vida da criança.

Material destinado a profissionais da área da saúde

Para auxiliar Cardiologistas Clínicos e outros profissionais da área da Saúde na condução e tratamento das principais cardiopatias congênitas, o Dr. Luiz Enrique Vargas Portugal (CRM-SC 11298 RQE 5389), cirurgião cardiovascular da equipe Seu Cardio, preparou um material educativo. Trata-se de uma cartilha sobre as diretrizes de intervenção nas cardiopatias congênitas mais frequentes. O material é gratuito e destinado a cardiologistas, pediatras e outros profissionais da Saúde envolvidos nessas patologias.

A cartilha contém uma revisão das principais cardiopatias congênitas e orientações sobre sua condução. O material está disponível para download aqui ou no botão abaixo. Confira!

botao-tratamento-de-cardiopatias-congenitas

Aqui no blog, você também encontra aulas, apresentações e ebooks relacionados à Cirurgia Cardiovascular e à prevenção e tratamento das doenças do coração. Os conteúdos são de autoria dos cirurgiões cardiovasculares da equipe Seu Cardio e de médicos convidados. Todos são gratuitos e estão disponíveis para download na seção de Materiais Educativos. Boa leitura!

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.