As Cicatrizes de Cirurgias Cardíacas apresentam um processo complexo e delicado de cicatrização. Esse processo resulta na formação de um novo tecido para o seu reparo. A evolução normal das fases de cicatrização em um paciente pode determinar uma cicatriz final de bom aspecto estético e funcional. Quando há qualquer interferência nesse processo, pode haver uma formação de cicatrizes de má qualidade, alargadas e pigmentadas. Dentre as alterações cicatriciais mais comuns, destacam- se a cicatriz hipertrófica e o queloide.
Comumente encontradas na prática cirúrgica, os queloides têm incidência que varia de 5% a 16% nas populações de risco. Incluindo negros, hispânicos e asiáticos. Apesar de serem confundidas, as cicatrizes do tipo queloide e hipertrófica possuem evoluções diferentes. Para esclarecer as diferenças, as formas de prevenção e tratamento, a Dra. Marli Annes (CRM-SC 19.084), Cirurgiã Cardiovascular da equipe Seu Cardio, preparou um material educativo sobre o tema.
E-book: Tratamentos para Cicatrizes de Cirurgias Cardíacas
O E-book sobre Tratamentos para Cicatrizes de Cirurgias Cardíacas apresenta explicações sobre o que são cicatrizes queloides e hipertróficas, além dos fatores que influenciam a cicatrização e o tratamento adequado para cada caso. Destinado a cardiologistas, pediatras e outros profissionais da Saúde, o material é gratuito e está disponível para download aqui no Blog. Confira!