Uma nova matriz dérmica dispersível tornou-se opção para tratamentos e cicatrização de feridas complexas decorrentes de cirurgias cardíacas. O produto é capaz de reduzir consideravelmente o tempo de regeneração de lesões profundas. Proporciona, assim, mais qualidade de vida ao paciente.
Características da matriz dérmica dispersível
A Flowable Matriz Dérmica Dispersível para Feridas é composta por colágeno granulado de tendão bovino desidratado e entrelaçado com glicosaminoglicano. De consistência fluida, preenche as cavidades mais profundas da lesão. Promove a recuperação celular e estimula a cicatrização da pele de dentro para fora.
A aplicação é feita através de seringa com injetor flexível, permitindo uma cobertura completa da ferida de forma minimamente invasiva. Em geral, é os resultados já podem ser observados a partir de 21 dias.
Principais indicações
A Flowable está indicada nos casos onde, apesar de medidas paliativas para o tratamento da ferida, não há evolução para seu fechamento completo. A Matriz Dérmica Dispersível regenera o tecido até chegar a um estágio de fechamento completo e regeneração da pele. Feridas tunelizadas ou cavitadas, úlceras de pressão, úlceras venosas, úlceras de paciente diabético, úlceras vasculares crônicas, feridas escavadas, feridas cirúrgicas, feridas por trauma e feridas que drenam são alguns dos exemplos.
Contraindicações
O tratamento em si não tem contraindicações. Pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade, em pacientes diabéticos, que tenham infecção controlada e feridas secretivas. No entanto, a matriz dérmica dispersível não está indicada para fechamento cirúrgico. e nos casos em que a ferida alcançou o osso ou existe infecção em atividade.
Aplicabilidade
No Brasil, a Flowable Matriz Dérmica Dispersível para Feridas vem sendo utilizada há pouco mais de um ano. No entanto, a solução existe há alguns anos e vem apresentando resultados satisfatórios com boa aplicabilidade em pacientes com feridas tunelizadas.
Se você tem interesse em saber mais sobre a cicatrização das feridas cirúrgicas, leia também nossos outros posts sobre o tema:
- Cuidados para uma Boa Cicatrização Cirúrgica
- Impacto do Diabetes na Cicatrização da Cirurgia Cardíaca
- E-book:Tratamentos para Cicatrizes de Cirurgias Cardíacas
- Incidência de cicatrizes hipertróficas e queloides em cirurgia cardiovascular
- 10 dicas para higienizar a ferida operatória e ajudar na boa cicatrização
- Cicatrização pós-cirúrgica: aplicação de terapia à vácuo
Confira abaixo a galeria com imagens da preparação para a aplicação da Matriz Dérmica Dispersível no local da ferida.