Não é algo comum, mas próteses valvares biológicas e mecânicas podem vir a apresentar problemas e colocar em risco a saúde dos pacientes. Infecções fúngicas e bacterianas, calcificação, formação de trombos e desgaste natural são algumas das causas.

Neste texto, a Dra. Maryha Pires Cassol* (CRM 23616 / RQE 14734) mostra os principais sintomas de problemas nas próteses valvares. Você vai compreender a importância de manter o acompanhamento constante com o médico cardiologista após o implante. Boa leitura!

Tratamento de Doenças Valvares

Geralmente, as doenças valvares são provocadas por problemas que impedem a correta abertura e fechamento da valva cardíaca. Dessa forma, acabam prejudicando toda a circulação sanguínea.

Em casos mais leves, é possível controlar os sintomas com a ajuda de medicamentos. Porém, na maior parte das vezes, o tratamento é cirúrgico. Embora a plastia valvar possa ser uma opção, muitas vezes é necessária a troca da valva nativa por uma prótese.

Tipos de Próteses Valvares Cardíacas

Hoje, existem dois tipos de próteses valvares, com características e indicações diferentes: mecânicas e biológicas.

  • Próteses valvares biológicas: confeccionadas com material de origem animal, oferecem menor risco de formação de trombos (coágulos), que poderiam impedir o seu correto funcionamento ou levar a problemas como a trombose aguda da prótese ou mesmo o Acidente Vascular Cerebral (AVC). No entanto, são menos duráveis e podem vir a calcificar e degenerar depois de longos períodos.
  • Próteses valvares mecânicas: feitas de metal, são mais duradouras que as próteses biológicas – dificilmente degeneram com o tempo. Apesar disso, as próteses valvares mecânicas oferecem um maior risco de formação de trombos. Assim, demandam o uso de medicação anticoagulante e o controle da coagulação sanguínea (exame para controle de TAP) por toda a vida.

A escolha do tipo de prótese valvar deve ser realizada entre médico e paciente e levar em conta vários critérios. Entre eles, são considerados: condição clínica, idade, estilo de vida, capacidade de adesão do paciente ao tratamento, entre outros. Saiba mais aqui sobre as próteses valvares mecânicas e biológicas.

Sintomas de Problemas nas Próteses Valvares

Os sintomas de que o paciente possui algum problema na sua prótese valvar podem ser súbitos ou progressivos. No geral, a calcificação da estrutura (mais comum na prótese biológica) leva um certo tempo para acontecer e ser percebida. A prótese deixa de funcionar aos poucos e os sintomas vão aumentando de intensidade e frequência ao longo do tempo.

Já a formação de trombos (mais comum na prótese mecânica) pode acontecer de forma súbita. Esse risco existe especialmente nos pacientes que não tomam o anticoagulante corretamente e/ou não fazem o controle adequado da coagulação sanguínea. Nesses casos, a disfunção grave e aguda da valva, ou até o Acidente Vascular Cerebral (AVC), podem ser a primeira manifestação do problema na prótese valvar.

De forma geral, os pacientes com disfunção nas próteses valvares (tanto biológicas quanto mecânicas) podem sentir:

  • Falta de ar e cansaço: no caso das degenerações e calcificações (mais comuns nas valvas biológicas), ele tende a ser progressivo. Já nas valvas mecânicas, a formação de coágulos na estrutura pode impedir rapidamente o seu funcionamento, provocar falta de ar e cansaço intensos e de forma súbita.
  • Desmaios: Podem indicar problemas agudos nas próteses valvares cardíacas. Entre eles, a formação de coágulos na estrutura, impedindo a prótese de abrir e fechar corretamente.
  • Dor no peito (angina): Normalmente, acontece nos casos em que as próteses valvares estão estreitadas (estenosadas). Em geral, isso ocorre por conta da calcificação da estrutura ou degeneração – mais comum nas próteses biológicas.

É importante salientar que estes sintomas são os mais comuns, mas os problemas nas próteses valvares podem se manifestar de forma diferente entre as pessoas. Por isso, o acompanhamento com o Cardiologista Clínico é fundamental.

Endocardite

A endocardite é um problema grave, provocado por fungos ou bactérias que atingem as valvas do coração. Estes microrganismos podem comprometer o funcionamento de valvas nativas e de próteses, tanto biológicas quanto mecânicas.

A endocardite pode acometer, na mesma proporção, pessoas que não têm próteses valvares. No entanto, costuma ter maior gravidade nos portadores de prótese valvar.

Os sintomas da endocardite costumam envolver:

  • Febre de origem obscura;
  • Perda de peso;
  • Cansaço;
  • Falta de ar.

Em geral, o tratamento da endocardite requer o uso de antibióticos ou antifúngicos, dependendo da causa da doença. Para os portadores de próteses valvares cardíacas, o tratamento costuma passar também pela substituição da prótese. Por isso, esses pacientes necessitam de um cuidado maior. Afinal, a troca da prótese representa uma nova cirurgia (reoperação).

Para evitar a endocardite, os cuidados com a prevenção são fundamentais, especialmente para as pessoas que possuem uma prótese valvar cardíaca. Em linhas gerais, passam pela profilaxia com antibióticos antes de certos tipos de procedimentos cirúrgicos e odontológicos.

Lembre-se: a troca valvar é um procedimento seguro e curativo, se bem indicado e realizado por profissionais experientes e competentes. A taxa de complicações durante a vida em portadores de próteses valvares é muito baixa, desde que o acompanhamento regular e as orientações do seu médico sejam respeitadas.

“Pacientes que já possuem próteses valvares devem manter um acompanhamento periódico com o médico cardiologista. Precisam consultá-lo sempre que for necessário realizar algum novo evento cirúrgico, como tratamentos odontológicos, para a correta profilaxia.”  Dra. Maryha Pires Cassol (CRM 23616 / RQE 14734).

Cuide do seu coração. Consulte o seu cardiologista com frequência, siga as orientações médicas e fique atento aos sintomas de problemas nas próteses valvares.  Sua saúde agradece!

*Dra. Maryha Pires Cassol (CRM 23616 / RQE 14734) é Cardiologista Clínica e atende consultas no Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis/SC.

valvulas-cardiacas

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.