Tratar um paciente por completo vai muito além de operar apenas o coração. É cuidar da pessoa, dos seus sentimentos, e dar todo o suporte para que tenha uma recuperação feliz, segura e perto de quem ama. É dessa forma que pensamos e acreditamos que deve ser o pós-operatório de uma cirurgia cardíaca

Por isso, o Hospital SOS Cárdio, onde atuamos, adotou uma prática diferente. Na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), os pacientes podem permanecer com um acompanhante o tempo todo. E os resultados têm sido os melhores possíveis.

Internação na UTI após a Cirurgia Cardíaca

As cirurgias cardíacas costumam durar acima de quatro horas. Envolvem o uso de anestesia geral e exigem tratamento pós-operatório em UTI. No entanto, isso não está diretamente relacionado com risco cirúrgico, mas aos cuidados necessários nesse momento.

Em linhas gerais, os principais problemas que levam os pacientes a realizarem uma cirurgia cardíaca são:

O tempo mínimo de internação em UTI após uma cirurgia cardíaca gira em torno de 48 horas. A associação de diferentes tratamentos no procedimento cirúrgico (coronárias, valvas ou aorta) pode requerer um período de recuperação mais longo. O mesmo acontece com pacientes que já apresentam um risco aumentado por condições clínicas prévias (como distúrbios neurológicos, pulmonares, renais, etc). Normalmente, demandam um tempo maior de internação em UTI no pós-operatório. Estímulos positivos, como os promovidos pela UTI humanizada, podem deixar o processo mais rápido e agradável.

A Importância da UTI  

UTI é sinônimo de cuidado e atenção plena. E é por isso que os pacientes de cirurgia cardíaca precisam ser encaminhados para esta unidade após o procedimento. A equipe multidisciplinar que trabalha neste serviço é extremamente treinada. Os profissionais da saúde conhecem de perto todas as reações que os pacientes podem apresentar após a cirurgia. Eles estão preparados para agir imediatamente. Não se trata só de cuidar de um paciente potencialmente grave, mas de monitorá-lo para evitar que alguma situação de gravidade possa surpreender no pós-operatório.

O Acordar da Cirurgia Cardíaca

Durante as cirurgias cardíacas, é normal realizarmos a entubação do paciente, para que ele possa respirar. E a retirada do tubo da traqueia é outro momento delicado. Nós acreditamos que um acordar progressivo, monitorado, é mais agradável e seguro. Na UTI, médicos, fisioterapeutas e profissionais de enfermagem estão preparados para auxiliar o paciente no que for necessário.

Em geral, o período que envolve a retirada do tubo é curto. Porém, caso o pulmão esteja comprometido, esse tempo pode ser maior. Nesses casos, faz-se uma sedação leve, para que o paciente volte a dormir e seja despertado, quando necessário, para o processo de retirada do tubo endotraqueal.

“A equipe de profissionais da UTI é treinada, inclusive, para comunicar-se com os pacientes entubados. Se o paciente sentir ou precisar de algo durante a fase em que estiver acordado com o tubo, ele será atendido.” (Dr. Sérgio Lima de Almeida (CRM-SC 4370 RQE 5893), Cirurgião Cardiovascular e chefe do departamento de cirurgia cardíaca do Hospital SOS Cárdio).

A UTI Humanizada

A presença do acompanhante, especialmente um familiar, em muito contribui para o conforto psicológico do paciente. Neste momento difícil, a companhia se traduz, normalmente, em uma recuperação clínica mais rápida e tranquila.

“Em nossa experiência, percebemos que, quando um paciente acorda no pós-operatório e vê uma pessoa conhecida, ele ganha um novo ânimo. A alegria de despertar, perceber que o procedimento foi um sucesso, e que está ao lado de alguém conhecido, reduz os incômodos e supre uma necessidade afetiva que melhora todo o processo”. (Dr. Sérgio Lima de Almeida (CRM-SC 4370 RQE 5893), Cirurgião Cardiovascular e chefe do departamento de cirurgia cardíaca do Hospital SOS Cárdio).

Este é o conceito que materializa a nova forma de tratar os pacientes. A UTI humanizada tem como base os estudos científicos que mostram que estímulos positivos são fundamentais para a recuperação de pessoas em tratamento. Por isso, em nosso serviço, os pacientes encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva podem ter um acompanhante 24 horas por dia.

Controle de Infecção Hospitalar na UTI Humanizada  

Vale lembrar que a UTI humanizada exige um grande esforço por parte do Hospital e de toda equipe. Pacientes que passaram por cirurgia cardíaca recente costumam apresentar baixa imunidade. Por isso, o risco de sofrerem infecção com agentes externos é bastante alto. Assim, o cuidado com o controle de infecção hospitalar deve ser extremo e fazer parte da rotina do hospital.

Antes de entrar na UTI, o acompanhante deve passar por uma triagem, para saber se está em boas condições de saúde. Uma vez liberado, ele poderá fazer parte da rotina da Unidade, de forma passiva.

Em nosso serviço, o familiar ou amigo é informado de todos os cuidados que precisa tomar. A orientação é constante, como sempre lavar as mãos ao entrar e sair da UTI e resumir todo e qualquer contato físico com o paciente.

Estar mais perto de quem você ama faz bem para a saúde. Converse com os nossos profissionais e saiba mais sobre os benefícios da UTI humanizada.

Confira também:

novidades-cirurgia

 

Equipe Seu Cardio
Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.